BZZ Play
HDH Play

Feira do Livro de Porto Alegre: Celebração Literária e Diversidade Cultural

A 71ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre teve início nesta sexta-feira, transformando o Centro Histórico da capital gaúcha em um ponto de encontro para amantes da literatura, autores e editoras. Com o tema “Beba Dessa Fonte”, o evento deste ano homenageia a escritora Martha Medeiros, celebrando seus 40 anos de carreira como patrona da feira.

A programação diversificada oferece atividades para todas as idades, com destaque para a área infantil, que contará com bate-papos com autores, sessões de autógrafos e apresentações teatrais. A expectativa é atrair cerca de 1 milhão e meio de visitantes.

Uma das novidades desta edição é o Feiracast, o podcast oficial do evento. O objetivo é expandir o alcance da feira, capturando a opinião dos participantes e transmitindo a atmosfera literária para aqueles que não podem comparecer. A princípio, serão produzidos três episódios, que serão posteriormente divulgados nas redes sociais.

Mais de 300 escritores gaúchos e 40 autores nacionais estarão presentes, incluindo nomes como Milton Hatoum, Natália Timerman e Nina Rizzi. A feira também contará com a participação de 17 autores internacionais, representando diversos países como França, Filipinas, Uruguai, Argentina, Cuba, República Dominicana, Noruega e Egito.

O Ciclo Preto Sou é outro destaque da programação, valorizando a cultura negra com uma série de atividades e a presença de importantes nomes da literatura negra. O objetivo é dar mais espaço à literatura negra e indígena, corrigindo injustiças históricas.

A Feira do Livro de Porto Alegre acontece na Praça da Alfândega, com realização da Câmara Rio-Grandense do Livro, apresentação da Petrobras e apoio da Prefeitura de Porto Alegre, Senado Federal e Sebrae.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br