BZZ Play
HDH Play

Entenda o Impacto dos Níveis dos Reservatórios no Abastecimento de Água em São Paulo

Entenda o Impacto dos Níveis dos Reservatórios no Abastecimento de Água em São Paulo

Desde outubro, o Governo de São Paulo utiliza o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) para monitorar os níveis dos sete sistemas de água que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo. Esse modelo permite decisões estratégicas, como reduzir a pressão noturna durante períodos de baixo volume de água.

Graças a essa tecnologia, até 4 de janeiro, a redução no consumo com o SIM economizou mais de 70,29 bilhões de litros de água, equivalendo ao consumo de mais de 12,33 milhões de pessoas por um mês. A gestão adequada dos mananciais, aliada ao comportamento consciente dos cidadãos, é essencial para superar períodos de estiagem e garantir a segurança hídrica.

Como Funciona o Sistema Integrado Metropolitano

O SIM divide os sistemas de água em faixas operacionais. As restrições de água, como a Gestão de Demanda Noturna (GDN), são implementadas com base na permanência dos índices em uma faixa específica por sete dias consecutivos. As medidas são relaxadas após duas semanas de melhora contínua dos níveis.

Reservatórios como o Sistema Cantareira passam por monitoramento rigoroso. Apesar dos desafios, como a queda nos níveis de água durante a seca e o calor, o governo busca preservar os mananciais com um monitoramento integrado e o uso de tecnologias avançadas.

Para se manter informado: Continue acompanhando nosso portal e siga nossas redes sociais para mais informações sobre a gestão hídrica e outras notícias importantes.

Fonte: Agência SP