MÚSICA
O Brasil se despede de Hermeto Pascoal, compositor e multi-instrumentista alagoano, que faleceu aos 89 anos. Uma lenda da música nacional se foi. A família do músico informou, através das redes sociais, que ele estava “cercado pela família e por companheiros de música” no momento de sua morte. A causa do falecimento não foi divulgada.
Apesar de estar afastado dos palcos nos últimos tempos, Hermeto Pascoal realizou uma turnê pela Europa com sua banda em 2025.
MÚSICA
Em suas mãos, tudo se transformava em instrumento musical: panelas, brinquedos, regadores. Autodidata, Hermeto Pascoal só começou a escrever partituras aos 41 anos. Sua carreira, com mais de sete décadas, foi marcada pela criatividade e exploração musical, transitando por diversos gêneros, do jazz ao samba e ao forró.
Unindo o erudito e o popular, Hermeto Pascoal soube traduzir em música os sons da natureza e as tradições brasileiras. Vencedor de três Grammy Latino, o músico raramente se afastou dos palcos. Em 2023, fez uma apresentação no The Town, em São Paulo. No ano passado, recebeu uma homenagem do Womex Awards, a Exposição Mundial de Música, um dos eventos mais importantes do mercado global.
O Ministério da Cultura e o presidente Lula emitiram notas de pesar. Lula lembrou a honra de ter condecorado Hermeto com a Ordem do Mérito Cultural em 2010, e destacou que o músico “ensinou a não deixar a tristeza dominar”. O presidente afirmou que o Brasil “se despede com gratidão deste grande artista”.
Hermeto Pascoal deixa seis filhos, treze netos e dez bisnetos. O velório será realizado nesta segunda-feira, dia 15, na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, Rio de Janeiro, próximo ao bairro onde o músico viveu grande parte da vida. A cerimônia, aberta ao público, acontecerá das 14h às 21h.
MÚSICA
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br