A delegação de Santos nos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, em Ribeirão Preto, contou com um reforço que surpreendeu a todos: o ginasta argentino Felipe Becerra. Natural de La Plata, na província de Buenos Aires, Felipe é um visitante frequente do Brasil, onde possui familiares em Santos e costuma passar as festas de fim de ano.
Em janeiro de 2025, seus planos de férias tomaram um rumo inesperado. Ao buscar um local para treinar em Santos, conheceu Vitor Camargo, técnico de ginástica artística da equipe santista. Vitor o convidou para competir nos Jogos Abertos representando a cidade, um convite que Felipe aceitou de pronto.
“Estava de férias no Brasil e precisava antecipar minha pré-temporada para competir quando voltasse para a Argentina. Perguntei a alguns amigos se havia algum ginásio para treinar em Santos, e foi aí que conheci o Vitor. Ele me convidou para disputar os abertos pela cidade e aceitei”, explicou Felipe.
A adição de Felipe Becerra ao time de Santos foi um verdadeiro trunfo. A equipe masculina de ginástica artística do município conquistou todas as 18 medalhas em disputa, e Felipe foi o grande destaque individual, somando **oito medalhas** ao seu currículo. Ele garantiu **sete ouros e três pratas** no individual, além de um **ouro por equipes**.
“O Felipe tem muito potencial. É um atleta de seleção argentina. Ele foi guerreiro e se mostrou muito disposto a ajudar e a motivar a equipe”, elogiou o técnico Vitor Camargo. Essa não foi a primeira vez que Felipe brilhou representando Santos, pois em julho ele já havia conquistado **quatro medalhas de ouro e um bronze** na etapa de São Bernardo do Campo dos Jogos Regionais.
O ginasta, que é torcedor do Santos Futebol Clube e fã de Neymar, expressou seu carinho pelo Brasil. “Venho desde pequeno ao Brasil e eu sempre amei esse país. É um lugar que representa a minha família, minha origem. Apesar da rivalidade esportiva entre Brasil e Argentina, os dois países são parte da minha vida”, afirmou.
Com o sucesso e o gostinho da vitória, Felipe já manifestou o desejo de retornar ao Brasil para competir. “Estou conversando com o Vitor e se der tudo certo volto em 2026 para fazer parte da equipe”, disse o atleta.
Os Jogos Abertos do Interior, que revisitaram Ribeirão Preto após 44 anos, reuniram mais de 5 mil atletas de 169 municípios em 27 modalidades. A competição é marcada pela busca de São José dos Campos, atual hexacampeão, em igualar a sequência de títulos de São Caetano do Sul.